Egoísmo, de acordo com o dicionário é o "exclusivismo que faz o indivíduo referia tudo a si próprio". Um vício que nos faz colocar nossas opiniões sempre em primeiro, sem nos importarmos com o que as outras pensam. Alguns egoístas se dizem felizes por pensarem sempre em si mesmos, estão muito bem com isso. Mas quão grande é o engano deles! Se o egoísmo fosse bom, o mundo não seria como é hoje. A maioria das coisas ruins que acontecem no mundo, é uma consequência do nosso egoísmo.
Como diz Aristóteles " O egoísmo não é amor por nós próprios, mas uma desvairada paixão por nós próprios.". Ficamos cheios do nosso "EU", sempre em busca de nos satisfazer e nos esquecemos das outras pessoas. Alguns são capazes de passarem por cima da felicidade dos outros, para conseguir a sua. E ao sermos seres egoístas, deixamos de valorizar as pessoas e os seus sentimentos. Vivemos num tempo em que muitos de nós, o amor para com as pessoas foi esquecido. No prendemos ao nosso mundinho pequeno e egoísta, e acabamos nos esquecendo do mandamento mais importante que o Senhor nos deixou: Temos que amar uns aos outros, como a nós mesmos. Que nos ensina a dar e sevir sem esperar nenhuma recompensa, de fazermos tudo por amor . Passamos a desvalorizamos quem amamos, para dar importância as coisas materiais, para dar importância as nós mesmos.
E eu me pergunto qual é o resultado de uma vida triste e cheia de ego. Ao repensarem suas vidas, muitas dessas pessoas se arrependem, percebem o quanto tudo seria mais alegre se ele não tivesse pensado só em si mesmo, se tivesse valorizado mais suas amizades, o amor de seus pais. Quantos amigos e irmãos afastaram por causa desse egocentrismo. O egoísta acaba percebendo de que seus bens materiais não valem nada e quem em volta dele, só existe seu ego. De que está sim, sozinho.
Em nome do nosso egoísmo, da nossa vontade, as vezes no esquecemos de que a verdadeira felicidade não esta no poder e nem nas riquezas, deixamos de aproveitar nossa vidade maneira maravilhosa por causa do nosso ego, da nossa ambição. Esquecemos de valorizar as coisas mais belas e simples da vida, o amor que dentro de nós perdeu sua essência. Nos afastamos de quem mais amávamos. E esquecemos de que as pessoas que nos fazem felizes, que nos amam incondicionalmente, elas sim, são realmente importantes para nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário